Financia parabeniza 10º Simpósio da história do SINFAC-SP

Financia parabeniza 10º Simpósio da história do SINFAC-SP

Auditório lotado e apresentações de alto nível marcaram o 10º Simpósio dos Empresários de Fomento Comercial do Estado de São Paulo, realizado em 29 de setembro de 2017 no Teatro Raul Cortez, sede da FECOMERCIOSP.

Na abertura do evento, o presidente do Sindicato, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), frisou que o espaço ocupado foi mais que o dobro em comparação a anos anteriores, quando o encontro aconteceu no plenário da mesma Federação.“Em relação ao primeiro Simpósio, realizado em 2008, nós temos hoje um público quase dez vezes maior”, disse ele, referindo-se às quase 350 pessoas presentes.

Após fazer um apanhado da programação e dos seus protagonistas, Hamilton traçou um rápido panorama da atualidade, frisando que a economia dá sinais de descolamento da política, com todos os índices mostrando uma recuperação sustentada.

 

Leia também – FIDC e Factoring: você conhece as diferenças?

 

Também saudaram a plateia na abertura do Simpósio o presidente da ANFAC e da Federação Brasileira de Fomento Comercial (FEBRAF), Luiz Lemos Leite, a deputada estadual Célia Leão, o presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (CEBRASSE), João Diniz, e, representando o prefeito João Doria, a vice-presidente da Câmara Municipal, Edir Sales, que surpreendeu a todos entregando ao SINFAC-SP voto de júbilo e congratulações, aprovado em plenário pelos seus colegas vereadores.

Destaque para a esperada palestra do filósofo, professor e escritor Mario Sergio Cortella, que encerrou as atividades do evento abordando o tema “Da Oportunidade ao Êxito. Mudar é Complicado? Acomodar é Perecer!

“A única coisa permanente é a mudança”, disse ele, referindo-se ao pensador Heráclito. “Nas partes deste simpósio a que assisti percebi a nítida preocupação com a mudança de processos e modos de fazer e pensar”, afirmou.

 

Leia também – Boleto sem Registro: quais os impactos da Nova Plataforma da Cobrança para as empresas?

 

Em seguida, apontou diferenças de hábitos de dez anos atrás aos de hoje, envolvendo desde aspectos tecnológicos até geoeconômicos.

“Num mundo assim, de mudanças em velocidade, o grande risco é se achar que está pronto, já sabe e conhece tudo. “Eu sempre fiz assim, há 30 anos eu trabalho com factoring. Cuidado com frases desse tipo”, advertiu.

“Na vida é preciso ter raízes, não âncora. Raízes te alimentam, mas a âncora te imobiliza”, disse o estudioso, ao lembrar o perigo do mudancismo desenfreado, pois há coisas que se devem alterar, outras nem tanto. Por exemplo, confiabilidade, relacionamento e capacidade são valores antigos que merecem continuar sendo cultivados.

É preciso, segundo ele, não perder a oportunidade de atualizar a cabeça, a prática, a percepção. E concluiu:

“Num mundo em que a única coisa permanente é a mudança, é preciso preservar, guardar, proteger aquilo que é antigo, descartar aquilo que é velho e anacrônico, mas, antes de tudo, sermos capazes de caminharmos juntos de modo exitoso em direção a um futuro cada vez mais sólido, decente, exuberante e, claro, muito mais alegre”.

 

 

Fonte: SINFAC-SP

Posts relacionados

A regra das duas pizzas

A regra das duas pizzas

Há poucos empreendedores no mundo que dão tanto valor à estratégia de longo-prazo como Jeff Bezos. Começando pela famosa carta aos […]

Leia mais
3 passos para tirar sua empresa do vermelho

3 passos para tirar sua empresa do vermelho

Manter as contas em dia é essencial para seu negócio crescer mais rápido Em tempos de crise, as pequenas empresas devem logo se […]

Leia mais
Crise: preocupar-se ou ocupar-se?

Crise: preocupar-se ou ocupar-se?

Todos sabemos que resultados atraem resultados. Porém, a grande questão é: como obter o primeiro resultado? Não é nada fácil. […]

Leia mais

Podemos guardar cookies?

Clicando em "Sim" você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para promover marketing personalizado, melhorar sua navegação e experiência em nosso site. Acesse nossa Política de privacidade.