O Passo a Passo para recuperação de crédito

O Passo a Passo para recuperação de crédito

A inadimplência de clientes nunca é algo bom para os negócios. Ela põe em risco o desenvolvimento de uma empresa, já que é uma receita que ela precisa para realizar novos investimentos e arcar com seus compromissos. Neste cenário, como recuperar o crédito do seu consumidor sem prejudicar o relacionamento e, ao mesmo tempo, assegurar o ritmo das vendas? A opção nesses casos é recorrer a recuperação de crédito. Veja no texto de hoje o passo a passo de como ela funciona.

 

O que é recuperação de crédito?

É uma ação voltada a consumidores que já possuem dívidas e que foram inseridos em cadastros negativos de órgãos como o Serasa. Por causa disso, essas pessoas perderam o direito ao crediário em uma instituição financeira. É aí que entra o trabalho de recuperação: o objetivo aqui é ajudar o inadimplente a acabar com as dívidas e regularizar sua situação para poder ter acesso a financiamentos.

Podemos dizer que é um processo de cobrança baseado no relacionamento. São oferecidas condições justas de pagamento da dívida, que serão estabelecidas extrajudicialmente  por meio de uma negociação amigável.

 

Passo a passo da recuperação de crédito

1- Aviso

Nesta primeira etapa são realizadas comunicações para negociação. Faça contato por telefone, e-mail ou cartas. Nesse momento o profissional pretende identificar o motivo da inadimplência e a situação financeira do devedor, porém preservando o relacionamento comercial.

2- Alertas

É o segundo passo para renegociação do crédito. Nesse momento sua empresa já pode tentar estabelecer um acordo de pagamento. Será preciso estabelecer prazo para o cumprimento, alertando para possíveis riscos pela não realização.

3- Ações

Esgotados todos os meios de um acordo amigável, infelizmente, é hora de entrar com um processo de cobrança. Junte todas as provas que você tem, registro de tentativas de acordos (cópias de mensagens, cartas, datas e horários de ligações etc.), os comprovantes da dívida em aberto e os dados pessoais do cliente inadimplente.

 

Dicas

Identifique os clientes inadimplentes

Identifique o cliente no seu sistema e entre em contato para tentar resolver a situação antes de sujar o nome dele na praça. Ele pode estar passando por um mau momento que impossibilitou o pagamento da dívida. Neste casos, você pode dar  um prazo ou parcelamento maior para quitar a dívida.

Terceirize a cobrança

Uma boa dica é terceirizar o processo de cobrança para negociar a dívida do seu

consumidor sem recorrer a ações judiciais. Isso é necessário porque é um trabalho delicado e precisa ser feito por pessoas treinadas e com conhecimento sobre o tema.

Não deixe o cliente constrangido

Segundo o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente não pode ser exposto ao ridículo e nem ser submetido a qualquer tipo de ameaça ou constrangimento no momento da realização da cobrança. Por isso, sempre aborde o seu cliente com sutileza e sem descortesia.

Conclusão

Inadimplentes sempre irão existir, por isso sua empresa deve estar preparada para enfrentar esse problema da melhor forma possível. A recuperação de crédito pode ser muito efetiva se a sua empresa fizer a cobrança do jeito correto. Coloque em prática esse passo a passo e sua empresa terá sucesso nas negociações.

 

Posts relacionados

4 dicas para não faltar dinheiro no caixa

4 dicas para não faltar dinheiro no caixa

O capital de giro, também conhecido como ativo recorrente, é aquela reserva financeira especialmente guardada para suprir as necessidades da […]

Leia mais
A regra das duas pizzas

A regra das duas pizzas

Há poucos empreendedores no mundo que dão tanto valor à estratégia de longo-prazo como Jeff Bezos. Começando pela famosa carta aos […]

Leia mais
Demita seus clientes tóxicos

Demita seus clientes tóxicos

VOCÊ DEVE DEMITIR um cliente quando ele esgotar sua energia e tirar a sua PAZ. Não importa o que você […]

Leia mais

Podemos guardar cookies?

Clicando em "Sim" você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para promover marketing personalizado, melhorar sua navegação e experiência em nosso site. Acesse nossa Política de privacidade.