5 coisas que aprendi com o livro Pense Simples, de Gustavo Caetano

5 coisas que aprendi com o livro Pense Simples, de Gustavo Caetano

Hoje resolvi começar uma série de posts onde vou colocar alguns aprendizados que obtive pelos livros que estou lendo. Já li muitos e sempre faço resumos para não esquecer das lições, pois o ato de escrever auxilia na memorização do conteúdo.

Esta série tem três objetivos: fixar ainda mais o conteúdo na minha cabeça, criar um arquivo dos livros que leio e, de quebra, tentar passar um pouco das lições para quem tiver interesse.

Para iniciar, comentarei sobre um livro que mal foi lançado e já está na lista dos mais vendidos: Pense Simples, de Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech.

O livro mescla um pouco da biografia do autor, a história da Samba Tech e muitas dicas sobre empreendedorismo.

 

5 coisas que aprendi com o livro Pense Simples, de Gustavo Caetano

 

  1. Um simples incômodo pode ser o início de um grande negócio

Quando li esta frase a primeira vez eu parei. Simplesmente parei e fiquei refletindo.

Se você está incomodado com alguma coisa, isso quer dizer que ela não está sendo feita da melhor maneira possível. Pelo menos do seu ponto vista.

E é aí que entra em cena o empreendedor: aquele que pega este incômodo e começa a trabalhá-lo para se transformar em uma solução nova.

Um exemplo rápido: a pessoa que inventou o fichário com certeza foi uma pessoa que sentia bastante incômodo em carregar muitas folhas soltas; ou pode ser que o que o incomodava era a falta de organização. Então criou um negócio onde as folhas ficam presas e também separadas por divisórias.

Uma vez que você entende que há um possível negócio em cada incômodo, pra onde você olha você começa a imaginar possíveis soluções. É um exercício fantástico para a criatividade.

 

  1. A lógica da simplicidade

Para inovar você não precisa ter uma ideia complexa e mirabolante que ninguém nunca vá copiar e descobrir. Não acredita?

Essas histórias eu já havia lido há algum tempo atrás, mas foi muito bem usada pelo Gustavo neste tópico.

O AirBnb teve o seu início com uma ideia muito simples. Um evento de design iria acontecer na cidade e todos os hotéis estavam lotados. Com uma sala vazia na casa, os fundadores resolveram colocar alguns colchonetes naquele cômodo vazio e botaram um anúncio na internet. E deu certo! Eles conseguiram hóspedes. Além da hospedagem, conversaram bastante com os inquilinos e perceberam que ali tinha uma oportunidade. O resto a gente já sabe.

A mesma coisa aconteceu com a Uber, que teve a sua criação a partir de um momento em que os fundadores não conseguiam achar um táxi.

Essas duas empresas começaram por resolver problemas simples e se tornaram uma referência em inovação e disruptura de mercado.

 

  1. A inovação de hoje não garante sua vantagem amanhã

Outra frase que me atingiu fortemente e que precisei parar de ler um pouco para absorvê-la por completo.

Quantas empresas que eram líderes de mercado em determinada época e hoje não passam de sobreviventes. Isso porque elas achavam que a vantagem competitiva que elas tinham seria eterna. A inovação nunca pode parar, é um ciclo infinito.

Um exemplo muito bem dado para ilustrar isso são as inovações no campo da ciência. Uma vez que é feita uma descoberta, a equipe já começa a trabalhar em outra solução para aquele problema seja para ser mais eficaz ou para reduzir o custo da solução.

Se acomodar, jamais!

 

  1. Saiba pedir ajuda

Se você não tem uma certa habilidade ou aptidão, peça ajuda. Eu tenho mais aptidão para pessoas do que para números, então é importante que eu tenha alguém que entenda de finanças para suprir essa minha defasagem.

O mesmo vale para conselhos estratégicos. Procure conversar com pessoas que entendam o mercado que você busca entrar, fale com pessoas mais experientes, que já possuem alguns km’s rodados, que já passaram elo que você está passando. Tenho certeza que podem dar muitas contribuições para o seu negócio com insights valiosos.

 

  1. “— Porque sempre fizemos assim”

Ouviu esta frase? Então você é sortudo. Essa frase entrega de bandeja para você um problema que ninguém está vendo!

Em sua trajetória, Gustavo visitou a emissora BAND e viu várias fitas em cima de uma mesa. Eram comerciais que as agências entregavam e que era preciso transportar para outro lugar.

Vendo tudo isso ele questionou a razão pela qual era feita dessa maneira, e a resposta foi: “Porque sempre fizemos assim”.

BUM! Ele criou uma solução online que substituía todo o processo trabalhoso.

As coisas que sempre foram feitas de uma maneira só ainda existem porque ninguém criou uma solução mais eficiente para o problema.

 

Bônus: Propósito Transformador Massivo

Este conceito já está ligado também a um estudo com organizações exponenciais, ou seja, aquelas fora de série:

É um propósito, um porquê muito claro, capaz de inspirar e motivar a equipe a causar uma transformação em uma indústria, comunidade ou até mesmo no planeta.

Saiba criar isto e você terá uma chance muito maior de atrair profissionais excelentes para o seu negócio. Hoje a molecada não está mais fissurada em remuneração, eles buscam e priorizam fazer algo que impacte a sociedade de maneira positive, que ajude o coletivo.

 

Estas foram as 5 coisas que mais me chamaram a atenção e tirei como aprendizado neste livro fantástico.

Existem muitos outros aprendizados, mas que estenderia demais este post.

Recomendo muito a leitura porque despertou muitos insights que tenho certeza que vou utilizar na minha trajetória.

A Samba Tech deve ser um lugar incrível para se trabalhar e, pelo que li, está em ótimas mãos.

Agora é partir para um outro livro, que já está definido, e buscar mais lições para manter o conhecimento em dia.

Obrigado pela companhia! 

Se este artigo foi útil para você, compartilhe com sua rede de contatos para que mais pessoas também possam aprender com este conteúdo.

 

Silvio Barreto, Diretor da Financia

 

Posts relacionados

4 dicas para não faltar dinheiro no caixa

4 dicas para não faltar dinheiro no caixa

O capital de giro, também conhecido como ativo recorrente, é aquela reserva financeira especialmente guardada para suprir as necessidades da […]

Leia mais
Demita seus clientes tóxicos

Demita seus clientes tóxicos

VOCÊ DEVE DEMITIR um cliente quando ele esgotar sua energia e tirar a sua PAZ. Não importa o que você […]

Leia mais
O que você precisa saber sobre crédito para empresas

O que você precisa saber sobre crédito para empresas

Muitas empresas passam por períodos de dificuldade e para se manter aberta, acabam tendo que fazer cortes drásticos. Em outros […]

Leia mais

Podemos guardar cookies?

Clicando em "Sim" você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para promover marketing personalizado, melhorar sua navegação e experiência em nosso site. Acesse nossa Política de privacidade.