FIDC e Factoring: você conhece as diferenças?

FIDC e Factoring: você conhece as diferenças?

Você já se perguntou quais são as diferenças entre FIDC e Factoring? Caso sim, este post é especialmente para você!

Começando pelo FIDC – Fundos de Investimento em Direito Creditório, também conhecido como Fundos de Recebíveis, criado pelo Conselho Monetário Nacional e regulado pela CVM – Comissão de Valores Imobiliários, se trata basicamente de Fundos de Investimentos dedicados à compra de direitos creditórios de pessoas jurídicas e que, posteriormente, são vendidos para investidores qualificados. Esta modalidade de ação destina no mínimo 51% do patrimônio à compra de direitos creditórios, enquanto as demais operações acontecem mediante compra e vende de títulos de renda fixa. Os fundos podem ser abertos ou fechados, conforme:

  • FIDC Aberto: Permite que as aplicações e resgates dos valores sejam realizados pelos cotistas a qualquer momento;
  • FIDC Fechado: As aplicações podem ser realizadas uma única vez, a qual será resgatada apenas ao final do prazo.

Um dos diferenciais que o FIDC tem é a possibilidade de atuar tanto na compra como na venda de títulos, pois sua carga tributária reduzida permite que atue como um funding, financiando outros negócios mediante sua operação. Além disso, também tem como vantagem a possibilidade de negociar variados tipos de títulos creditórios, como contratos, cédulas de crédito bancário, debêntures, entre outros.

Falando agora sobre Factoring, esta é uma empresa que visa unicamente adquirir títulos creditórios de firmas que fizeram vendas a prazo de maneira que adiante o valor a ser recebido por meio do pagamento de uma taxa. Dentre os tipos de títulos que podem ser negociados pela empresa, estão: duplicatas, cheques, notas promissórias, entre outras.
Embora os modelos de negócios sejam bem claros, Factoring e FIDC não são necessariamente concorrentes no mercado.

A Financia, por exemplo, atua com ambas modalidades, unindo o relacionamento direto com os comerciantes da factoring – que junto aos seus clientes beneficia as transações, à maior capacidade de negociação dos títulos do FIDC, assim aumentando a capacidade de remuneração dos títulos.

 

Sobre a Financia

Localizada na cidade de Guarulhos, em São Paulo, a Financia é uma empresa que valoriza a relação transparente com seus clientes, priorizando a credibilidade, simplicidade de comunicação e a agilidade de suas operações.
Sem burocracia do início ao fim, apresentamos soluções com o melhor custo benefício além de fácil controle, acesso 100% digital – web ou mobile e ambiente totalmente seguro.

 

Fonte: Portal do Fomento

Posts relacionados

Antecipação de recebíveis é opção para PMEs fecharem 2017 no azul

Antecipação de recebíveis é opção para PMEs fecharem 2017 no azul

Em tempos de crise, o período de final de ano é extremamente desafiador para quem comanda o próprio negócio – […]

Leia mais
O Passo a Passo para recuperação de crédito

O Passo a Passo para recuperação de crédito

A inadimplência de clientes nunca é algo bom para os negócios. Ela põe em risco o desenvolvimento de uma empresa, […]

Leia mais
FIDC e Factoring: você conhece as diferenças?

FIDC e Factoring: você conhece as diferenças?

Você já se perguntou quais são as diferenças entre FIDC e Factoring? Caso sim, este post é especialmente para você! […]

Leia mais

Podemos guardar cookies?

Clicando em "Sim" você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para promover marketing personalizado, melhorar sua navegação e experiência em nosso site. Acesse nossa Política de privacidade.