Antecipação de recebíveis: solução do fluxo de caixa

Antecipação de recebíveis: solução do fluxo de caixa

Em tempos de crise financeira, muitas empresas podem passar por problemas como desequilíbrio das contas, atraso nos pagamentos ou redução dos investimentos. A primeira solução que surge a mente é um empréstimo para garantir o fluxo do caixa, porém há uma outra alternativa que pode ser mais vantajosa para a empresa: a antecipação de recebíveis. Trata-se de uma solução financeira que resolve os problemas de caixa, evitando comprometer os recursos com o pagamento de juros ou financiamentos. Veja neste artigo um pouco mais sobre a antecipação de recebíveis e como ela pode ajudar a sua empresa.25

O que é antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis é uma operação de crédito em que você recebe agora o dinheiro que receberia no futuro. Funciona assim: a instituição financeira antecipa o valor que sua empresa receberia, com o desconto de uma taxa de juros somada ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), e assume a responsabilidade pelo recebimento daquele título no futuro.

Em termos mais simples: é como se a instituição financeira comprasse essa dívida da sua empresa. Ou seja, quando o seu cliente pagar a duplicata, fatura ou descontar o cheque, quem recebe é a instituição que te antecipou o valor, e não a sua empresa.

Problemas que podem surgir

  • Se o cliente for inadimplente e tiver alguma restrição no nome, a instituição financeira costuma não fechar negócio.
  • Se o seu cliente der um calote na instituição, quem ficará responsável pelo pagamento da dívida é você.

 

Por que isso é bom para a sua empresa?

A antecipação de recebíveis transforma compromissos de compra e venda a prazo, duplicatas, vendas parceladas no cartão de crédito ou no carnê e até os cheques pré-datados de clientes em caixa em recursos líquidos imediatos. Com esse caixa, você pode arcar com empreendimentos e obrigações financeiras de curto prazo.

Uma solução para o fluxo de caixa

A antecipação de recebíveis é uma solução eficaz para resolver a necessidade de ajuste no fluxo de caixa. Muitas empresas precisam de dinheiro rápido por diversos motivos, seja por planejamento financeiro empresarial, baixa das vendas por conta da crise até a sazonalidade. Há também aqueles casos em que a empresa precisa concluir ou está começando um projeto importante e necessita de um incremento em suas receitas para cumprir com o que foi planejado.

Antecipação de recebíveis x empréstimos

A antecipação de recebíveis é uma alternativa segura para organizar as finanças sem precisar recorrer a empréstimos, que tem juros elevados e condições de pagamento que muitas empresas não podem atender. O empréstimo, em muitas casos, pode ser uma saída perigosa para empresas em situação de fragilidade financeira, já que cria um novo custo a ser acrescentado às despesas mensais. Já com a antecipação de recebíveis o valor a receber é da empresa. Ela simplesmente está utilizando um recurso para ter acesso a esse montante antes do prazo oferecido ao cliente.

Quem oferece

Essa linha de crédito é bastante simples e fácil de ser requisitada pelo proprietário da empresa atualmente, diversas instituições financeiras realizam este tipo de antecipação, sejam elas bancos, factorings ou até mesmo empresas adquirentes de serviços de cartão de crédito.

Conclusão

A antecipação de recebíveis pode ser a solução quando sua empresa passar por problemas ou pode ajudar em novos investimentos e projetos. É uma alternativa segura, que não custa tanto para o caixa e pode ser o fator chave para que seu negócio possa operar com normalidade.

Posts relacionados

Boleto sem Registro: quais os impactos da Nova Plataforma da Cobrança para as empresas?

Boleto sem Registro: quais os impactos da Nova Plataforma da Cobrança para as empresas?

O boleto bancário é uma das modalidades de pagamento mais populares no Brasil. Em 2015, foram concretizadas 3,7 bilhões de […]

Leia mais
Antecipação de recebíveis: solução do fluxo de caixa

Antecipação de recebíveis: solução do fluxo de caixa

Em tempos de crise financeira, muitas empresas podem passar por problemas como desequilíbrio das contas, atraso nos pagamentos ou redução […]

Leia mais

Podemos guardar cookies?

Clicando em "Sim" você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para promover marketing personalizado, melhorar sua navegação e experiência em nosso site. Acesse nossa Política de privacidade.